quarta-feira, 1 de outubro de 2008

PELA TV PIRATINI CANAL 5 NOVÉLA O DIREITO DE NASCER


TV TUPI :TV PIRATINI PORTO ALEGRE
Isaura Bruno (1916-1977) em O Direito de Nascer (TV Tupi - 1964/65)
O sucesso da novela O Direito de Nascer se deveu a uma poderosa empatia produzida com o público ainda nos primeiros anos da televisão no Brasil quando estreou em dezembro de 1964, oito meses depois do golpe militar.
A telenovela foi baseada num melodrama cubano com a história se passando nos anos 20 em que um menino branco é abandonado pela mãe seduzida, e que por pressão de seu pai teria que abandoná-lo por este não aceitar um neto herdeiro ilegítimo.
Para proteger o recém-nascido da adoção por estranhos a empregada negra da família Maria (Mamãe) Dolores foge com ele e o cria como seu filho até sua formatura.
Entre outros contornos do melodrama, o seu sucesso provavelmente se deve a uma "conexão secreta"(1) existente entre sua história e o próprio drama vivido pela sociedade brasileira e por extensão, típica aos povos colonizados nas Américas.
O segredo de tal "conexão secreta" está provavelmente no subtexto deste melodrama que representa o mito da Mãe Preta e que estava presente no cotidiano e no imaginário colonial ultrapassando no tempo a era moderna perdurando ainda hoje na figura e no ideal da empregada doméstica.






ALBERTINHO


LIMONTA


E


MAMÃE

DOLORES

REDE TUPI TELEVISÃO TV PIRATINI 5 TELETEATRO

1964 - Yara Sarmento - Rio de Janeiro (RJ). TV Tupi.Teleteatro: "Teatro de Comédia". Direção: Odair Marzano. Foto: Ida Gomes, Carlos Koppa, Francisco Milani, Castro Gonzaga e Yara Sarmento.
1964 - Yara Sarmento - Rio de Janeiro (RJ). TV Tupi. Teleteatro: "Clube do Morcego". Direção: João Loredo. Foto: Alfredo Murphi e Yara Sarmento.

FLAVIO CAVALCANTI PROGRAMA A GRANDE CHANCE

TV PIRATINI CANAL 5 RS.REDE TUPI DE TELEVISÃO.CANTOR:SILVA CORDEIRO (ENTRE OUTRAS APRESENTAÇÕES,OUTROS ARTISTAS,EM SETEMBRO,ANO 1969).PROGRAMA :``A GRANDE CHANCE´´ APRESENTAÇÃO: FLAVIO CAVALCANTI.



FLAVIO
CAVALCANTI
E
CANTOR
SILVA
CORDEIRO


SILVA CORDEIRO participou do programa “A Grande Chance” de Flávio Cavalcanti, em 1969. Na primeira fase, em 31.07.69, com a canção “Pedidos a Iemanjá” (jaz-falsa), cantada em dueto por Edgard e Zezé (filha do Maestro Pereira dos Santos) , ambos integrantes do Coro do Joab. O arranjo foi de autoria do Maestro Ivan Paulo, executado pela orquestra da TV TUPI, regida pelo Maestro Cipó.
Apresentou-se na segunda fase, em 30.10.69, com a balada “Barco de Sonhos”, interpretada pela cantora Iracema Verneck, uma das vencedoras de uma das séries do programa, com um trio de baixo, violoncelo e piano, financiado pelo compositor, na ausência da orquestra da TV Tupi naquela fase. O compositor obteve em ambas as apresentações ótimas receptividades do júri e do público, sendo considerado excelente melodista e bom letrista.( FONTE:www.revistaphonoarte )