quinta-feira, 13 de novembro de 2008

TV PIRATINI CANAL 5 LUIZ MENEZES


Natural de Quarai, onde atualmente reside, após ter vivido a maior parte de sua vida em Porto Alegre।Poeta, com 3 livros publicados: TROPA AMARGA – ALÉM DO HORIZONTE e CHÃO BATIDO।Iniciou sua carreira no rádio em 1952. Convidado pelo Poeta Lauro Rodrigues, para fazer parte do Programa “Campereadas” do grande poeta gauchesco, programa este apresentado na Rádio Gaúcha. Logo ne mesma emissora passou a produzir e apresentar inúmeros programas, onde cantava, fazia músicas e se acompanhava ao violão. E muitas vezes pareticipava das peças que que escrevia para o rádio teatro.Em l954 fez sua canção “Piazito Carreteiro”, música de grande repercussão na época, pois trazia uma nova maneira para interpretar a música regional gauchesca. Mais tarde essa canção foi gravada pelos conjuntos OS GAUCHOS e também o VOCAL FARROUPILHA. Esses dois conjuntos fizeram com que o “Piazito”, fosse gravado na França, no Japão e na Rússia, quando lê estiveram.Em 1956, ganhou o prêmio de melhor compositor, em concurso realizado pela Zero Hora.Em 1957, indicado por Darcy Fagundes, com quem formaria a mais famosa dupla de apresentadores. Foi contratado pela Rádio Farroupilha, para que juntos apresentassem o GRANDE RODEIO CORINGA, trabalharam 15 anos juntos.Luiz Menezes apresentou juntamente com Darcy, o primeiro programa gauchesco de Televisão na antiga TV Piratini. O programa chamava-se “Querência”.Em 1967, a sua música mais famosa “Piazito Carreteiro foi escolhida para fazer parte de uma coletânea ade músicas de autores brasileiros, na França, no LP “Bresil”. O Direitoautoral desse disco, foi para os órgãos da II Grande Guerra. O “Piazito” foi representando o Rio Grande do Sul.Em 1968, gravou, juntamente com Darcy, seu primeiro LP: TROPA AMARGA, onde Luiz cantava e Luiz declamava.Quase todos os conjuntos e cantores do Rio Grande e alguns de outros estados, gravaram músicas de Luiz Menezes, com destaque para “Última Lembrança” que já recebeu sua 42ª gravação com diferentes cantores e conjuntos.
FONTE

Um comentário:

rose porto alegre disse...

Buenas,índio velho!
Bonito trabalho! Tava aqui procurando justamente o logotipo da Piratini,aquele índio no meio de uma espécie de disco,lembra? tens por aí,para colocar na nova postagem do meu blog.Vai lá:
cine ipanema blogspot.com/ tem tbém nas quebradas da vida / barrados no eden / bruxa gauderia e a magica de oz/ abraços!